Artigos e notícias para gestores e empresários!
contato@multiplaconsultoria.com.br

Artigos

Gestão Múltipla, gestores e empreendedores, incorporação imobiliária

Construindo e incorporando com capital de terceiros

Quando um incorporador ou construtor deseja realizar uma incorporação imobiliária, se faz necessário avaliar os diversos procedimentos e riscos que envolvem essa atividade. É imprescindível uma diligência prévia para viabilizar a estruturação de toda a operação e um ponto que merece destaque é o capital necessário para a construção do empreendimento.

Para que o empresário realize a construção, é necessário que o mesmo adquira um financiamento imobiliário junto a uma instituição financeira, de forma que não haja a utilização de recursos próprios no decorrer do processo.

Contudo, diante dos problemas financeiros do país na última década, como a crise política, a crise da construção civil, aumento do preço dos materiais, entre outros, o mercado imobiliário foi severamente afetado com uma redução drástica da concessão de crédito para as construtoras/incorporadoras.

Diante dessa situação, alguns fundos de investimento, em sua maioria concentrados em São Paulo, começaram a investir no mercado imobiliário diante da oportunidade de aplicação de uma taxa de lucro maior do que a oferecida pelos bancos tradicionais e garantias mais complexas do que as eventualmente aplicadas.

Dessa forma, a partir de 2019 podemos observar a entrada dos fundos de investimento no mercado da construção civil, injetando capital nas obras, tendo muitas vezes como garantia o próprio terreno ou empreendimento em questão, mas de forma a viabilizar as operações diante da escassez e burocracia para adquirir crédito no mercado.

Independente da origem dos recursos, é indispensável a presença de profissionais qualificados para estruturar a operação e avaliar as melhores alternativas.

Caso precise de auxílio para construir ou incorporar, a MSA Advogados e a Múltipla Consultoria contam com uma equipe especializada para atender a sua demanda.

Comentários

Comentários