Para que serve uma ferramenta de BI?
Todos os gestores de empresas, de qualquer porte, sabem quais são os desafios de ter que lidar com informações que mudam o tempo todo, como histórico de vendas, número de produtos disponíveis no estoque, faturamento, atendimentos aos clientes, seu crédito e mais uma centena de informações para que possam elaborar e ao mesmo tempo aprimorar sua estratégia, para fazer a campanha explodir.
Para qualquer negócio, independente do seu porte, hoje é importante para o crescimento e a sustentabilidade da empresa ter uma ferramenta de BI (Business Intelligence), que consiga extrair informações rápidas e de fácil compreensão. Hoje, vamos mostrar que é possível e que existe um local onde você pode gerenciar todas as informações de sua empresa sem dificuldade.
Business Intelligence
Mas afinal, o que esse termo significa? Podemos dizer que BI é nada mais do que inteligência de negócios, que está ligada a todo o procedimento de pesquisas, busca por informações, compartilhamento de dados, bem como a checagem deles, entre outros aspectos que auxiliam as pessoas responsáveis por gerir uma determinada empresa.
Quando olhamos todas essas informações das quais falamos, separadamente, elas não podem nos levar a conclusões claras, podem confundir o gestor e então todo o processo de análise de dados dele pode ser falho.
O Business Intelligence faz uma busca pelas informações que você precisa, filtra todas elas e oferece uma visualização daquilo que você realmente precisa saber, de forma online.
Como isso funciona?
A BI trabalha com organização, coletando dados, inicialmente da sua empresa. Pode também ter fontes externas e pesquisar e armazenar informações relacionadas à concorrência, ao que os clientes estão procurando, suas dúvidas, suas buscas mais frequentes, as dificuldades do mercado, o que está em alta, o que não está, etc.
Por que as empresas precisam dessa ferramenta?
Essa ferramenta é voltada para quem busca uma estratégia rápida e prática, para saber o que o seu público procura e quais são as suas condições de oferecer o que eles querem o mais rápido possível, tudo isso a partir de um processo muito simples, já que a parte difícil mesmo é realizada pela BI.
Mas se você, ainda não se convenceu que a Business Intelligence pode ser a chave para potencializar o seu negócio, separamos alguns motivos.
Esteja sempre um passo à frente
Para que a sua empresa seja destaque no segmento que pertence é imprescindível que você conheça bem a concorrência e tenha uma estratégia para superá-la. Isso quer dizer que você precisa entender o que seu público quer, antes que a concorrência faça.
No entanto, saber da preferência do público pode levar algum tempo, já que envolve “um milhão de informações”, não é mesmo? A utilização de uma ferramenta de BI pode te dar agilidade e visão do que precisa ser feito.
Através dessa ferramenta, que trabalha com dados simultaneamente, deixando claro tudo o que você precisa saber, é possível ficar de olho nas tendências antes dos concorrentes, e te faz entregar primeiro aquilo que os clientes estão buscando.
Economize
Uma das maiores vantagens da Business Intelligence com certeza é a redução de custo para os pequenos empresários, que muitas vezes gastam com processos ineficazes, como marketing sem resultado, por exemplo.
Para exemplificar, podemos continuar nesse exemplo do marketing. Se essa ação feita por alguém que está sendo pago para isso não te dá retorno, invista na BI e transforme o marketing do seu negócio.
Reconheça o que falta na empresa
A partir de uma ferramenta BI, que é possível saber que tipos de falha o seu negócio vem apresentando, como o seu grupo de funcionários vem trabalhando, se estão agradando ou não o público, se este se encontra insatisfeito mais com um determinado produto do que outro, etc.
Quando tudo isso fica claro e estruturado, é mais fácil enxergar o que precisa ser melhorado.
Entenda a vontade do consumidor
Não é nada fácil saber o que o consumidor deseja, até porque com tantas inovações no mercado, os produtos se tornam obsoletos muito facilmente. E essa tarefa só fica mais complicada se você estiver trabalhando em uma estratégia para maximizar o seu negócio.
O BI te oferece dados de consumo, de pesquisas dos consumidores, e mais outros aspectos extremamente relevantes para que você consiga maior proximidade com eles e, dessa maneira, veja claramente o que estão buscando.